terça-feira, 21 de julho de 2009

TIGER, TIGER*


(AVISO: Eu não dobrei nenhum dos tigres abaixo, só coloquei a foto para ilustrar o texto. A maioria foi dobrada pelo Gilad e o primeiro é uma imagem do livro. Obrigado e desculpem pela confusão!)

Tudo começou quando eu fui procurar um modelo de tigre na internet, para usar o papel estampado. Revirei o Google e não achei nenhum diagrama que tivesse alguma semelhança com o bicho. Os mais realistas podiam ser usados para dobrar onças, leopardos, pumas (qualquer coisa menos tigre) e os outros tinham cara de desenho animado ou tigre de pelúcia.

Essa pouca expressão do maior felino do planeta no origami me incomodou muito, porque existem dezenas de modelos maravilhosos de gatos e leões. Então comecei a caçar, no bom sentido, um modelo que fosse imponente, digno e exclusivo de tigre. O pessoal do grupo Kawakami me indicou vários e analisei cada um deles.

Autor: Jun Maekawa, Livro: Viva Origami

Autor: Peter Engel, Livro: Origami from Angelfish to Zen

Autor: Seiji Nishikawa, Livro: Works of Seiji Nishikawa


No final, encontrei 2 modelos que estão bem próximos daquilo que eu queria. O primeiro é do Hideo Komatsu e o diagrama foi publicado em 3 partes na Tanteidan Magazine nº44, 45 e 46. Ele é bem complexo (+/- 240 passos) porque usa o verso do papel para fazer as listras:

Veja outros tigres no site: www.giladorigami.com


O outro modelo foi criado pelo origamista austríaco suiço Sipho Mabona, exclusivamente para o comercial da ASICS que você pode assistir AQUI, no site do artista. Apesar de não ter publicado o diagrama, o russo Andrey Ermakov conseguiu dobrá-lo e postou o resultado no Flickr:

Visite a galeria do Andrey AQUI


Porém, na minha exigente opinião, o tigre de origami definitivo deveria ter as listras do Komatsu e o visual do Mabona. Se alguém conseguir fazer isso, me avise para colocar aqui no blog e ganhar minha admiração eterna.

*extraído do poema The Tiger, de William Blake

4 comentários:

Gregorio Omar Vainberg disse...

leandro,realmente é uma carencia isso dos tigres de origami,
então, está lançado o desafío.
Eu gostei do tigre de Mabona.

um abraço

Noêmia disse...

Leandro , não gosto de dobrar animais ,mas admiro que dobra...Parabens!!! pela dobras perfeitas, voce é muito detalhista.Abraços e sempre estarei por perto...

Patrícia C. disse...

Olá, Leandro!

Gostei bastante deste post - deu uma vontade danada de dobrar um tigre!

Vou adicionar o seu blog no meu blogroll, ok?

Um abração

Anônimo disse...

Tambem achei uma grande carencia isso dos tigres mas achei um interessante, não achei o diagrama mas já é um ponto de partida. O link segue abaixo:

fiveprime.org/hivemind/Tags/origami,tiger

adorei seu blog, abraços